segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Qual a diferença de recebermos a salvação e entrarmos no Reino de Deus?


Bom, vamos meditar mais um pouco sobre os mistérios do reino.
Qual a diferença de recebermos a salvação e entrarmos no Reino de Deus?
Vamos ver o que a bíblia diz:

Efésios 2:8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.9 - Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

Mateus 11: 12- E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.

Em Efésios 2:8e9 nos diz que não e pela obra dos homens ou pelo nosso próprio esforço que somos salvos, mas sim pelo que Jesus fez por nos através da fé.

Já em Mateus 11:12 nos diz que para entrarmos no reino dos céus temos que nos esforçar.

Neste ponto vamos separar salvação e entrada no reino, a palavra diz que para ser salvo basta ter fé, mas para entrar no reino e preciso muito esforço, neste ponto vamos falar um pouco sobre o que é um reino.

A bíblia nos mostra que uma das primeiras criaturas feitas por Deus foi lúcifer e este foi estabelecido em um lugar chamado Éden e se foi estabelecido então reinava, e também foi ungido para cobrir para ser sacerdote, mas a palavra diz que seu coração se encheu de comercio de e violência e foi expulso dela e perdeu seu sacerdócio e o direito de ser rei naquele lugar:

Ezequiel 28:12 - Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. 13 - Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
14 - Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
15 - Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.
16 - Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
17 - Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
18 - Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.
19 - Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá.

Vamos ver outras referencia desse ser que foi criado para ser rei e sacerdote:


Jó 38:4- Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. 5 - Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? 6 - Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, 7 - Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?

Apocalipse 12:4 - E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.

Isaías 14:12 - Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! 13 - E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.  14 - Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

Vejam a ousadia e poder desse ser, ele se rebelou contra seu Criador e foi tão convincente em seus argumentos que conseguiu convencer um terço dos anjos do Senhor, seres extremamente inteligentes e que conheciam Deus.

Vamos ver outra criatura criada por Deus o qual o Senhor lhe deu poder para reinar:

Gênesis 1:2626 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
27 - E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Gênesis 2:8 - E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.

Olhem que tremendo assim como lúcifer Deus deu poder ao homem para dominar reinar sobre Sua criação, então podemos dizer que esta criatura também tinha um reino.
Mas vamos voltar para lúcifer e recordar que seus argumentos são convincentes e podem levar pessoas que tem intimidade com Deus a se rebelarem contra ele, e entendamos que ele também tem um reino, pois consigo esta a terça parte dos anjos dos céus, agora seus súditos.

Ele percebeu que assim como ele e os demais anjos Deus tinha dado a este ser criado o direito de escolha e colocado algumas regras para ele governar, prestem atenção ninguém pode governar sem se submeter a alguém reinar sem se submeter a alguém e principio de lúcifer, vejamos:

Gênesis 2:15 - E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. 16 - E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, 17 - Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Observe a estratégia de satanás para usurpar do homem sua autoridade:
Gênesis 3:1 - ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
2 - E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
3 - Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
4 - Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5 - Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
6 - E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Assim como ele fez com um terço dos anjos dos céus seu argumento foi convincente e assim como usurpou de Deus uma parte dos seus anjos agora consegue usurpar do homem o reino dado por Deus, vamos entender que o homem estava ocupando um lugar que lhe pertencia, recordam o que diz Ezequiel 28:13 e o que diz Gênesis 2:15, Deus colocou o homem para receber treinamento para reinar sobre a terra no mesmo lugar onde ele exercia seu sacerdócio e reinado, Deus e tremendo.

Vamos trabalhar sobre uma linha de pensamento satanás um ser extremamente inteligente e poderoso usurpou do homem seu reino, reino esse que foi dado ao homem por Deus, como ele e Rei e sua palavra não pode voltar atrás; Números 23:19- Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?

Ele precisava recuperar este reino através do meio natural como homem, afinal de conta qual seriam os argumentos que lúcifer usou para convencer os anjos que Deus era injusto, mal, que iria os destruir se não fizessem o que ele ordenará, não sei só estou pensando, qual foram os argumentos?

Vamos continuar: Gênesis 3:14 - Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
15 - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.16 - E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.

A partir desse momento começa o plano de Deus para recuperar seu reino ele decidiu entrar na historia como homem para que através de muito esforço seu reino fosse recuperado (Mateus11:12) e vamos perceber a Palavra sinalizando Jesus o filho de Deus como aquele que recuperaria esse reino, vejamos:

Zacarias 6:12- E fala-lhe, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é RENOVO; ele brotará do seu lugar, e edificará o templo do SENHOR. 13 - Ele mesmo edificará o templo do SENHOR, e ele levará a glória; assentar-se-á no seu trono e dominará, e será sacerdote no seu trono, e conselho de paz haverá entre ambos os ofícios.

Salmos 2:8- Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão.

Isaías 53:11 - Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.

Jesus e o centro da bíblia Ele é a Palavra (Joao1:1), Ele é o próprio Deus o plano perfeito do Pai para recuperar seu reino e restabelecer sua vontade.

Prestem atenção na Palavra e veja o propósito de Deus:

Gênesis 1:26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

Colossenses 1:13 - O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;

Hebreus 2:9 - Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.

Era necessário Jesus passar por todo o processo humano vida e morte, nascido de mulher, mas gerado pelo próprio Deus:

Mateus 1:18 - Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.

Como homem passou todo processo natural dos seres humanos, mas não morreu qualquer morte foi humilhado, envergonhado, desprezado, tudo isso para através de muito esforço recuperar o reino usurpado.

Mateus 27:27 - E logo os soldados do presidente, conduzindo Jesus à audiência, reuniram junto dele toda a coorte. 28 - E, despindo-o, o cobriram com uma capa de escarlate; 29 - E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e em sua mão direita uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus. 30 - E, cuspindo nele, tiraram-lhe a cana, e batiam-lhe com ela na cabeça. 31 - E, depois de o haverem escarnecido, tiraram-lhe a capa, vestiram-lhe as suas vestes e o levaram para ser crucificado.

Mateus 28:5 - Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. 6 - Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia.

Salmos 107:16- Pois quebrou as portas de bronze, e despedaçou os ferrolhos de ferro.

Apocalipse 1:18 - E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.

Colossenses 1:18 - E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.

I Pedro 4:6 - Porque por isto foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito;

Gloria a Deus Jesus cumpriu em sua vida e morte toda a vontade do Pai, envergonhando satanás publicamente desceu ate a terra dos mortos e tirou da mão de satanás a chave da morte e do inferno e ressuscitou. A morte não pode o segurar.

A partir deste momento não mais nasceria nesta terra filhos dos homens, mas também filhos de Deus.

Gálatas 4:4 - Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5 - Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. 6 - E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.

Bom vamos lá, para entrarmos no reino do Pai e necessário primeiramente aceitar Jesus como único senhor e salvador, e isso não e necessário esforço, pois e nos oferecido de graça.

Mas para termos acesso ao seu reino, e necessário se esforçar, autoridade sobre forças malignas esta ligado a pessoas que conseguiram acesso ao reino do Pai, através do fazer a Vontade do Pai, não a sua própria vontade.

Apocalipse 12:11 - E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.

Vamos agora entender algo a dois tipos de pregação ensinado por Jesus, o evangelho da graça para os não salvos, e o evangelho do reino para os que depois de salvos adentrassem no reino dos céus, as parábolas eram ministrações para os filhos do reino.

Bom vamos lá, a bíblia nos ensina que a condição de pecado e uma condição de nudez.

Gênesis 3:7 - Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

E desta condição não vamos conseguir sair com nossos esforços dependemos totalmente de Deus, para nos dar novas vestes.

Gênesis 3:21 - E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.

I Pedro 1:18 - Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, 19 - Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

Quando aceitamos Jesus recebemos vestes novas para salvação, mas vamos falar sobre vestes de núpcias, estas vestes nos precisamos preparar vejamos:

Mateus 22:11 - E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias.
12 - E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu.
13 - Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
14 - Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

Vamos entender esta parábola, lembra que chegamos a conclusão que as parábolas eram ministradas por Jesus aos salvos, vejamos:

Apocalipse 19:7 - Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.
8 - E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.

Prestem atenção na palavra para salvação não e a nossa justiça, mas sim a de Deus, mas Ap 19-8, nos diz as vestes núpcias são feitas das justiças dos santos?

Preste atenção se você pensa que quando morrer vai para o céu e vai ficar cantando santo, santo, santo sem fazer nada você está equivocado, Deus esta nos preparando para uma vida de governo ao seu lado no reino milenar!!

II Tessalonicenses 1:4 - De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais; 5 - Prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis;

Prestem atenção que o Apostolo nos leva a associar a fé a uma pratica de uma vida cristã saudável para entrar no Reino.

II Pedro 1:3 - Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude;
4 - Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
5 - E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência,
6 - E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade,
7 - E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.
8 - Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
9 - Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.
10 - Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.
11 - Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Vamos entender algo a segunda vinda de Cristo não está ligada ao arrebatamento da igreja, pois para ele vir e necessário que novamente esteja na terra, e a bíblia diz que a igreja o encontrara nos ares, sim ou não? A segunda vinda de Cristo esta ligado ao Reino milenar e ao segundo confronto com satanás no amargedon o primeiro foi no golgata o segundo encontro será no armagedon.

Falaremos sobre isso em outro momento.

Shalom!!!

Pr João Campos



Nenhum comentário:

Postar um comentário