terça-feira, 8 de outubro de 2013

Santificado seja o seu nome



Aprendemos no estudo anterior que Jesus nos ensinou a chamar Deus de Pai, mas entendemos que só podemos chamar Deus de Pai se aceitarmos Jesus como Senhor (João 1:11-13), e através da vida do primogênito entramos na família de Deus tendo Jesus como irmão mais velho.

Tremendo é a  Palavra de Deus. Quando aceitamos Jesus entramos na família de Deus, temos Deus como Pai, Jesus como nosso irmão mais velho e nosso Senhor, e entramos no reino de Deus (João 3), e passamos a fazer parte dos propósitos de Deus e do seu Reino nesta terra.

As primeiras suplicas na oração do Pai nosso diz respeito a um propósito eterno vejamos; Mateus 6:9-- Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10 - Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
 
Logo após vem o pão nosso de cada dia, mas a primeira parte diz respeitos a interesses eternos, bom vamos lá porque a igreja deve orar pela santificação do nome de Deus?

No Antigo e Novo Testamento, o termo santificação, do hebraico qadash, e do grego hagios, significa “ser consagrado”, “santo”, “santificado”, “separado”. A palavra é usada para distinguir entre o santo e o profano, o especial do vulgar. (Êx 30.29,32, 37; Lv 10.10).
No hebraico, o verbo denominativo “qadash” pode ser traduzido como “ser consagrado, ser santo, ser santificado; consagrar, santificar, preparar ou dedicar”, distinguindo-se do que é comum ou profano.

Vamos entender um pouco sobre o santo e o profano.
Repare o que Deus deu ao homem: Gênesis 1:26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
Note o que satanás queria para ele: Isaías 14:14 - Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

Perceba que uma coisa é  Deus  dar algo outra coisa e querer algo, quando começamos a questionar a Deus consciente ou inconscientemente corremos o risco em passar do santo para o profano, repare que a bíblia diz em (Ezequiel 28:16- Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.) 

Satanás deve ter tido um argumento muito bom para ter levado consigo um terço dos anjos dos céus a pensar como ele(Apocalipse 12:4 - E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.)

Qual foi o argumento que levou os anjos á se voltaram contra Deus?  Percebemos que o nome de Deus de certa forma foi profanado, sua santidade sua vontade foi questionada.
Percebam que em números 16,  quando Core começou a argumentar ao povo suas palavras tinham um sentido;  Números 16:3- E se congregaram contra Moisés e contra Arão, e lhes disseram: Basta-vos, pois que toda a congregação é santa, todos são santos, e o SENHOR está no meio deles; por que, pois, vos elevais sobre a congregação do SENHOR?

Percebam que havia um questionamento se isto era justo, mas percebam que a palavra diz que foi Deus quem escolheu Arão;  Hebreus 5:4- E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão. 

Bom vamos lá, satanás quis ser deus logo em seguida levou o homem a achar que ele pode ser um tido de deus, após levou os homem a adorar animais, objetos e outras coisas como deus e espalhou na terra uma cultura de adoração a deuses, profanando o nome do único Deus.
Entendemos então que satanás começou a trabalhar na historia para provar que Deus e injusto, tirano perverso, etc.....

Pessoas foram levantadas para declarar que ele e mentiroso e declarar que Deus e santo, vejam o caso de Enos: Gênesis 4:26 - E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do SENHOR.

Percebemos que na historia homens como Enos, Abrão entenderam a necessidade de invocar o nome de Deus, invocar sua santidade.  Deus ate escolheu um lugar um povo na terra Israel para que seu Nome fosse invocado, mas se acompanharmos a historia vez por outra o Nome Dele era contaminado por invocação a outros deuses, no meu de Seu próprio povo.

Entendemos que ao longo da historia homens clamaram a Deus que o Seu nome fosse justificado, se preocuparam mais com o nome de Deus do que suas necessidades próprias ou com seu povo, entendendo que o problema não era a vergonha ou afronta que eles estavam passando, mas sim o Nome do Eterno que estava sendo vituperado, envergonhado foi assim com Daniel.

O próprio Nome de Jesus glorifica o Pai; Jesus é a forma latina da palavra grega. I·e·soús, que corresponde à hebraica Ye·shú·a‛ ou Yehoh·shú·a‛, e significa literalmente “Jeová É Salvação”. João 17:11 - E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.

A vida e morte de Jesus foi para glorificar o nome do Pai, através de Jesus passamos a orar e glorificar o nome do Pai como individuo como filho, tendo a vida de Jesus como exemplo.

O caminho de Deus e diferente do nosso Ele podia obrigar a todos a adora-lo, mas Deus decidiu entrar na historia dos homens através de Jesus para provar que o que disseram Dele era mentira, vejam: Romanos 3:3 - Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus? 4 - De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venças quando fores julgado.

Na lei de Deus quem perde ganha Mateus 16:25 - Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. 

Por isso mesmo sendo caluniado injuriado e como diz o profeta como cordeiro mudo mesmo tendo o poder de reagir não falou nada para provar que o que satanás falou Dele era mentira Atos 8:32 - E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca. 

Conclusão:
Deus esta trabalhando através da historia para mostrar a toda criatura que só ele é santo e justo e toda criatura mentirosa, quando de uma forma ou de outra questionamos a forma de Deus trabalhar, aceitamos a sugestão de satanás que diz que Ele não é o que diz ser, mas quando nos submetemos a Ele envergonhamos satanás e declaramos só Deus e santo e justo, (Mateus 6:9- Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;)

Apocalipse 15:2 - E vi um como mar de vidro misturado com fogo; e também os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus. 3 - E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos. 4 - Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário