terça-feira, 5 de agosto de 2014

O CERCO




II Reis 6:24-33

24 - E sucedeu, depois disto, que Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou todo o seu exército; e subiu e cercou a Samaria.
25 - E houve grande fome em Samaria, porque eis que a cercaram, até que se vendeu uma cabeça de um jumento por oitenta peças de prata, e a quarta parte de um cabo de esterco de pombas por cinco peças de prata.
26 - E sucedeu que, passando o rei pelo muro, uma mulher lhe bradou, dizendo: Acode-me, ó rei meu senhor.
27 - E ele lhe disse: Se o SENHOR te não acode, donde te acudirei eu? Da eira ou do lagar?
28 - Disse-lhe mais o rei: Que tens? E disse ela: Esta mulher me disse: Dá cá o teu filho, para que hoje o comamos, e amanhã comeremos o meu filho.
29 - Cozemos, pois, o meu filho, e o comemos; mas dizendo-lhe eu ao outro dia: Dá cá o teu filho, para que o comamos; escondeu o seu filho.
30 - E sucedeu que, ouvindo o rei as palavras desta mulher, rasgou as suas vestes, e ia passando pelo muro; e o povo viu que o rei trazia cilício por dentro, sobre a sua carne,
31 - E disse: Assim me faça Deus, e outro tanto, se a cabeça de Eliseu, filho de Safate, hoje ficar sobre ele.
32 - Estava então Eliseu assentado em sua casa, e também os anciãos estavam assentados com ele. E enviou o rei um homem adiante de si; mas, antes que o mensageiro viesse a ele, disse ele aos anciãos: Vistes como o filho do homicida mandou tirar-me a cabeça? Olhai pois que, quando vier o mensageiro, fechai-lhe a porta, e empurrai-o para fora com a porta; porventura não vem, após ele, o ruído dos pés de seu senhor?
33 - E, estando ele ainda falando com eles, eis que o mensageiro descia a ele; e disse: Eis que este mal vem do SENHOR, que mais, pois, esperaria do SENHOR?

II Reis 7:1-2
1 - ENTÃO disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, quase a este tempo, haverá uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, à porta de Samaria.
2 - Porém um senhor, em cuja mão o rei se encostava, respondeu ao homem de Deus e disse: Eis que ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poder-se-ia fazer isso? E ele disse: Eis que o verás com os teus olhos, porém disso não comerás.

 INTRODUÇÃO
Temos visto que hoje tem surgido muitas "igrejas" que somente têm ensinado e ministrado a "teoria da prosperidade", pois o quem tem disputado nossos corações com Deus não é o diabo, mas o dinheiro, por dinheiro deixamos de ir à igreja, por dinheiro deixamos de fazer o bem e amar o próximo. Sim! O dinheiro tem sido a grande busca da humanidade que destrói o meio ambiente e depois diz que se preocupam com o mundo que iremos deixar para nossos filhos. Por dinheiro passamos noites sem dormir, e horas sem comer, tudo para ganhar mais dinheiro, mas somos incapazes de ficarmos duas horas em um culto sem desejar irmos embora, pois damos a desculpa de que temos que trabalhar no dia seguinte ou não fomos á igreja uma vez que estávamos cansados do trabalho.
Então como foi com o povo no passado assim ainda é conosco, pois a palavra de Deus é imutável, então não adianta chorar, precisamos mudar nossa maneira de agirmos para com o Eterno. 
Abra seu coração e deixe que esta mensagem lhe seja um fortificante espiritual em sua vida, e que Deus o abençoe ricamente.

A DIVISÃO DOS DOIS REINOS
Somente Saul, Davi e Salomão tiveram o privilégio de reinar sobre toda a Israel unida, mas com o pecado de Salomão e sua morte, seu filho assume o trono e acontece a divisão das doze tribos, que levam os nomes dos doze filhos de Yacoov.
Salomão foi um rei de obras grandiosas, gerando também grandes despesas para o povo. Para pagamento destas despesas o povo teve de arcar com mais impostos. Após a morte do rei Salomão, o povo se dirigiu ao sucessor seu filho Roboão pedindo a redução dos pesados encargos colocados sobre eles. Roboão seguindo o conselho de seus amigos jovens disse que em seu reino o jugo seria mais pesado que o de seu pai. Após essa decisão o povo se negou a continuar sendo governado por ele. Levantaram como rei de Israel Jeroboão, ficando sob as ordens de Roboão apenas a tribo de Judá e Benjamim (I Re-12). 
Sendo assim o reino de Israel ficou dividido, formando Judá e Benjamim o reino do Sul, tendo como capital Jerusalém e o restante das dez tribos, Rúben, Simeão, Levi, Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali, José sendo os herdeiros seus filhos que se dividiram em duas tribos Manassés e Efraim, formando o reino do Norte, tendo a cidade de Samaria como capital.

O REINO DO NORTE, SAMARIA
Com a divisão de Israel em dois reinos dez das doze tribos formaram o reino do norte e fizeram de Samaria a capital de seu reino. 
Samaria é o nome histórico e bíblico de uma região montanhosa do Oriente Médio, constituída pelo antigo reino de Israel, situado em torno de sua antiga capital, também chamada Samaria. Atualmente situa-se entre os territórios da Cisjordânia e de Israel. A cidade de Samaria, capital das dez tribos, era uma praça forte, semelhante à de Jerusalém. Estava situada a meio caminho do Jordão ao Mediterrâneo, ao oriente da planície de Sarom, no alto de um monte oblongo, alcantilado de uma parte, e facilmente protegido pela outra. Era o tempo do reinado do rei Jorão, quando um homem se levantou contra o povo de Israel, seu nome era Ben-Hadade.
Este homem protagonizou um evento que marcou a história do povo de Israel, e que hoje muitos de nós pastores temos pregado por este mundo afora. Mas porque isso teria acontecido? Qual a real razão de Deus ter permitido o registro desse relato? Qual a mensagem que esse contexto nos trás? 

A RAZÃO DO CERCO
Como Israel persistisse em seu caminho de pecado, Deus levanta o rei da Síria chamado Ben-Hadade, esse era Ben-Hadade II, uma vez que a bíblia relata a existência de três homens com este nome. É de nosso interesse saber que esse nome quer dizer "filho de Hadade", e Ben, significa "filho de" e Hadade significa "aquele que lança raios". Ele se levanta como adversário para fazer com que Israel voltasse novamente para o Eterno. 
A fome gerada pelo cerco de Ben-Hadade a Samaria foi tão severa que Israel recorreu ao canibalismo, e Jorão culpou Elizeu, o profeta, pelo que estava acontecendo.
Aqui começa nossa mensagem, pois me parece que a história se repete todos os dias e a solução sempre será a mesma, veja. 
O interessante é ver que este cerco a Samaria durou três anos e durante esse tempo nada foi feito, penso que o povo mesmo se vendo cercado, ainda não temeu, pois o inimigo poderia se cansar e ir embora, mas os dias vão se passando e tudo vai ficando cada vez pior, mas ninguém faz nada da maneira certa, e como a bíblia nos relata, "Um abismo chama outro abismo".
No primeiro ano o povo de Samaria confia em suas capacidades, no segundo ano, eles se apegam às esperanças, no terceiro ano partem para as improvisações, se virando, ou como dizemos no Brasil, "dando um jeitinho".
E o que dizer do rei Jorão, que já estava vestido de pando de saco, pois um povo sempre espera de seu líder a palavra certa, a atitude certa, a administração para a solução do problema, e devo ainda ressaltar que a bíblia diz que "feliz a nação cujo deus é o Senhor" e também que "o povo geme quando o ímpio governa". 
Certamente a razão do cerco era a distância que o povo estava do Deus Eterno. Lembremos que o profeta Isaías nos diz que nossos pecados fazem separação entre nós e nosso Deus (Is, 59:2). Mas como acabar com esta situação tão desastrosa e danosa para nossas vidas? Voltando para os pés de nosso Deus, o Eterno Deus, o Senhor poderoso na batalha.

O FIM DO CERCO
Quando o rei Jorão viu toda aquela desgraça, ele logo se apressa em culpar o profeta Elizeu, o que ainda hoje fazemos, colocando a culpa das desgraças que assolam as nossas vidas em alguém e esse alguém sempre é Deus.
Assim o rei proclama que iria matar Elizeu e arrancar sua cabeça, mas Elizeu já tinha a resposta para o povo, e lança a palavra profética sobre aquela situação, dizendo que no dia seguinte o povo comeria de muita fartura.
E do lado de fora dos muros de Samaria estavam quatro homens leprosos, que segundo a lei não poderiam entrar na cidade e viviam de migalhas e esmolas. Eles entendem que se ficarem ali morreriam de fome e se fossem ao acampamento dos Sírios também morreriam, mas lá eles ainda tinham a chance de receber uma esmola. Assim eles partem em direção ao acampamento inimigo e nessa hora Deus começa a agir com sua mão forte para dar a seus filhos o livramento necessário.
A bíblia diz que quando eles marchavam pareceu aos ouvidos dos inimigos Sírios que um grande exército vinha contra eles, um exército muito mais numeroso do que eles, e então eles fugiram e deixaram tudo para trás.
Quero ser profeta de Deus para sua vida e lhe dizer que se agora você se levantar e voltar para os braços do verdadeiro Deus, o Deus de Israel, todo e qualquer cerco que se localize ao redor de sua vida, física, espiritual, material ou financeira, vai bater em retirada e você irá cantar o cântico da vitória em sua vida. 
E também dizer àqueles que duvidam de nosso Deus e que o Senhor vai fazer um milagre em nossas vidas que eles verão com seus olhos, mas não desfrutarão de nenhuma benção, pois eles têm duvidado do Eterno.

CONCLUSÃO
Muitas vezes somos cercados pelos mais diversos problemas e as consequências são desastrosas para nossas vidas, talvez ainda pudesse citar o cerco à saúde, à felicidade, o cerco à fartura e à prosperidade, ou talvez o cerco à paz, quando vivemos em constante guerra, pois ao invés de tomarmos a atitude certa acabamos como o povo de Israel, recorrendo ao desespero e se afundando cada vez mais nos erros e na ignorância.
Vemos hoje que famílias inteiras dentro de nossas igrejas estão sofrendo e nós pastores pregando a teoria da prosperidade quando não há nenhuma prosperidade dentro de nossos lares. Vemos que filhos de pastores não querem seguir a fé em Deus, vemos filhos de obreiros, diáconos, ministros de louvores, muitos se envolvendo com bebidas, drogas, sexo. Isso nos mostra que outros "Ben-Hadades" irão se levantar para que voltemos para a presença do Eterno.
Vejo também que ainda hoje a estratégia do inimigo é a mesma, ele se aproveita de nossa distância de Deus para chegar e cercar nossas vidas, nos minando e nos cerceando de abastecimento e providências que certamente sustentarão nossas vidas e nossas famílias na face da terra, por isso precisamos conhecer nosso adversário, saber com quem estamos lidando.
Infelizmente parece-me que ainda hoje a maneira mais rápida, ágil, eficaz, quando um cerco se levanta ao redor de nossas famílias, e nos fazendo passar por escassez de água e alimento é a de ouvir a palavra que sai da boca do altíssimo. Venhamos e voltemos para os braços de nosso Deus, o verdadeiro e único Senhor dos Senhores, ele que tem nome e sobre nome, Jeová Jiré.
Levantemos e busquemos a palavra certa para nossas vidas. Deus te abençoe ricamente, em o nome de Jesus!


FONTE:  http://www.webartigos.com/artigos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário