terça-feira, 30 de setembro de 2014

BÍBLIA JERUZALEM - GENESIS CAPITULO 4

4 Caim e Abel 1O homem conheceu Eva, sua mulher; ela concebeu e deu à luz Caim, e disse: "Adquiri um homem com a ajuda de Iahweh." 2Depois ela deu também à luz Abel, irmão de Caim. Abel tornou- se pastor de ovelhas e Caim cultivava o solo. 3Passado o tempo, Caim apresentou produtos do solo em oferenda a Iahweh; 4Abel, por sua vez, também ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, Iahweh agradou-se de Abel e de sua oferenda. 5Mas não se agradou de Caim e de sua oferenda, e Caim ficou muito irritado e com o rosto abatido. 6Iahweh disse a Caim: "Por que estás irritado e por que teu rosto está abatido? 7Se estivesses bem disposto, não levantarias a
cabeça? Mas se não estás bem disposto não jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita; podes acaso dominá-lo?" 8Entretanto Caim disse a seu irmão Abel:"Saiamos." E, como estavam no campo, Caim se lançou sobre seu irmão Abel e o matou. 9Iahweh disse a Caim: "Onde está teu irmão Abel?" Ele respondeu: "Não sei. Acaso sou guarda de meu irmão?" 10Iahweh disse: "Que fizeste! Ouço o sangue de teu irmão, do solo, clamar para mim! 11Agora, és maldito e expulso do solo fértil que abriu a boca para receber de tua mão o sangue de teu irmão. 12Ainda que cultives o solo, ele não te dará mais seu produto: serás um fugitivo errante sobre a terra." 13Então Caim disse a Iahweh: "Minha culpa é muito pesada para suportá-la. 14Vê! Hoje tu me banes do solo fértil, terei de ocultar-me longe de tua face e serei um errante fugitivo sobre a terra: mas o primeiro que me encontrar me matará!" 15Iahweh lhe respondeu: "Quem matar Caim será vingado sete vezes." E Iahweh colocou um sinal sobre Caim, a fim de que não fosse morto por quem o encontrasse. 16Caim se retirou da presença de Iahweh e foi morar na terra de Nod, a leste de Éden.
A descendência de Caim 17Caim conheceu sua mulher, que concebeu e deu à luz Henoc. Tornou-se um construtor de cidade e deu à cidade o nome de seu filho, Henoc. 18A Henoc nasceu Irad, e Irad gerou Maviael, e Maviael gerou Matusael, e Matusael gerou Lamec. 19Lamec tomou para si duas mulheres: o nome da primeira era Ada e o nome da segunda, Sela. 20Ada deu à luz Jabel: ele foi o pai dos que vivem sob tenda e têm rebanhos. 21O nome de seu irmão era Jubal: ele foi o pai de todos os que tocam lira e charamela. 22Sela, por sua vez, deu à luz Tubalcaim: ele foi o pai de todos os laminadores em cobre e ferro; a irmã de Tubalcaim era Noema. 23Lamec disse às suas mulheres: "Ada e Sela, ouvi minha voz, mulheres de Lamec, escutai minha palavra: Eu matei um homem por uma ferida, uma criança por uma contusão. 24É que Caim é vingado sete vezes, mas Lamec, setenta e sete vezes!"
Set e seus descendentes 25Adão conheceu sua mulher. Ela deu à luz um filho e lhe pôs o nome de Set "porque," disse ela, "ele me concedeu" outra descendência no lugar de Abel, que Caim matou." 26Também a Set nasceu um filho, e ele lhe deu o nome de Enós, que foi o primeiro a invocar o nome de Iahweh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário