domingo, 5 de julho de 2015

RETROCEDENDO

Nada pode fazer com que você deixe mais rapidamente o seu amor por Jesus do que retroceder em sua vida cristã. Isto acontece porque a vida com Cristo deve ser marcada por constantes avanços. Quando nossas vidas são marcadas por persistentes regressões espirituais, deixamos de ter intimidade com o Senhor. Esta perda de intimidade é conhecida como desvio.Todas as vezes que vê um cristão com um estilo de vida pecaminoso, quando observa um cristão perdendo o sentido de sua vida e falhando em sua fé (como Himeneu e Alexandre, veja 1 Timóteo 1:19,20), você sabe que isso não aconteceu da noite para o dia. Havia um desvio predominante nas atitudes dessa pessoa.O cristão que ignora os sinais DE ALERTA e continua indo em frente está pedindo para que aconteça um desastre.Vamos utilizar o livro de Hebreus como fonte bíblica e guia para esta parte de nosso estudo. Os crentes para quem o autor de Hebreus escreve estavam “desviados” do caminho. Eles precisavam de uma sinalização.

O SINAL DA NEGLIGÊNCIA

O primeiro sinal de alerta que vejo na estrada da regressão espiritual se encontra em Hebreus 2:2,3:
Pois se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda violação e desobediência recebeu justa retribuição, como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?
Os cristãos que estão regredindo espiritualmente são caracterizados pela negligência nos assuntos espirituais.

A desobediência passiva

Negligência simplesmente denota falta de interesse. Não significa que você esteja fazendo tudo errado, mas, sim, que está fazendo poucas coisas certas. Na desobediência passiva, você está prejudicando sua vida porque não está fazendo as coisas necessárias para avançar em sua caminhada espiritual.
Se você é um estudante, não é necessário xingar o professor ou fazer bagunça na sala de aula para ser reprovado. Tudo o que deve fazer para ser reprovado é simplesmente não estudar. Isso é chamado de reprovação passiva. Se as suas notas não forem boas o suficiente, você será reprovado, mesmo que tenha sido bonzinho durante o ano.
Algumas pessoas estão com a saúde prejudicada não por terem feito coisas destrutivas para seus corpos. Elas apenas negligenciaram a manutenção de seus corpos e perderam a saúde.

Tomando as coisas por certo

Alguns cristãos começam a regredir espiritualmente porque Satanás os fez se afastarem gradualmente da Palavra. Eles não cometeram nenhum pecado grave. O diabo somente fez o suficiente para impedir que eles se coloquem de joelhos. A especialidade do inimigo é levar as pessoas a negligenciar as coisas de Deus.
O primeiro sinal de alerta que indica que você está na estrada errada e que deve parar e fazer um retorno é o alerta da negligência. O autor de Hebreus coloca no versículo 3 que não escaparemos se negligenciarmos nossa salvação. Existe um preço a ser pago: a disciplina de Deus (Hebreus 12). Se a sua vida cristã e o seu amor por Cristo estão sofrendo com a negligência, você deve arrepender-se e retornar ao caminho correto.

O SINAL DA INSENSIBILIDADE ESPIRITUAL

Os sinais de alerta que estamos estudando em Hebreus são tão fortes que você pode perguntar se aquelas pessoas eram realmente crentes. Não creio que existam dúvidas sobre isso. O escritor os chama, no capítulo 3:1, de “irmãos santos”. O livro de Hebreus foi escrito para cristãos que estavam caminhando na estrada errada.
Com isso em mente, vamos considerar o sinal de alerta para a insensibilidade espiritual:
Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vocês se endureça pelo engano do pecado (Hebreus 3:12-13).

Corações duros

Um coração descrente é um coração mau, porque dúvida das coisas de Deus e isso abre a porta para o inimigo. Em vez de nos voltarmos para Deus, começamos a nos voltar contra Ele.
No versículo 8 o autor diz: “Não endureçais os vossos corações, como no dia da tentação no deserto”. Ele está dizendo: “Se você quiser compreender o que quero dizer, simplesmente olhe para Israel no deserto”. Durante os anos em que vagaram no deserto, os israelitas provocaram a Deus repetitivamente devido à sua descrença.
Deus fazia com que a rocha dessa água e eles se preocupavam sobre quando teriam água novamente. Ele os alimentava com “comida” dos céus e eles já perguntavam de onde viria a próxima refeição.
A maior provocação aconteceu quando eles estavam para entrar na terra que Deus iria dar para eles. Eles olharam ao seu redor e disseram: “Não podemos entrar”. Eles provocaram a Deus e neste processo fizeram com que os seus corações se endurecessem.

Os truques do pecado

      Uma das razões de muitos atravessarem períodos difíceis é que pararam de crer em Deus e começaram a acreditar no pecado.
Conheço alguns jovens que estão na cadeia porque pararam de acreditar em seu pai e sua mãe e começaram a acreditar em seus amigos. Se tivessem escutado seus pais, agora eles estariam bem e livres!
Quando o mal não o sensibiliza mais, não o aborrece e não o comove, quando você se acostuma com o mal e já não sente o coração doer por causa dele, alguma coisa está errada.
O pecado, entretanto, trabalha como um pica-pau. As bicadas individuais podem não parecer tão danosas, mas, quando o trabalho acaba, você tem um buraco na árvore. Deus quer que você e eu lutemos contra o engano do pecado.
Eles começam sua vida cristã pensando de uma forma. Não demora muito e estão assistindo a coisas na televisão que não deveriam assistir e frequentando lugares onde não deveriam estar.
Os seus pais e avós provavelmente lhe disseram quando você estava crescendo: “O pecado tem sempre suas consequências”. O pecado é como um bumerangue, que sempre volta para você. Quanto mais espiritual você for, mais sensível torna-se ao pecado. Quando você peca, dói. O pecado faz com que seu coração sofra.
O ar numa sala é aparentemente puro até que o sol brilhe pela janela. Aí você vê as partículas de poeira flutuando. Se a luz de Cristo não está brilhando em sua vida, você pensa que está vivendo em uma sala sem poeira. Você não percebe o pó que está ao seu redor. Entretanto, se a luz de Cristo brilha em sua vida, você se torna bastante sensível à poeira do pecado.

O SINAL DA RECUSA

Lembro que o autor está falando para crentes, uma vez que em Hebreus 5:12 ele faz uma comparação entre os bebês espirituais e as pessoas espiritualmente maduras. Esta declaração seria irrelevante se ele estivesse escrevendo para não-crentes.
Precisamos começar no versículo 11 para alcançar o contexto do que o escritor está dizendo aos hebreus:
A esse respeito temos muito que dizer, mas de difícil interpretação, porque vos tomastes tardios em ouvir. Com efeito, devendo já ser mestres, por causa do tempo decorrido, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de alimento sólido (Hebreus 5:11-12).

Tardios em ouvir

O autor reconhece que está escrevendo para uma geração de crianças. Eles não entendiam o que ele queria falar. Por quê? Porque eles ainda não haviam crescido. Eles se recusavam a crescer. Eles estavam literalmente recusando a salvação que tinham.
Esses cristãos hebreus estavam dizendo: “Não precisamos saber essas coisas. Não precisamos entender isso. Não precisamos estudar esse assunto”. Eles se haviam tornado rebeldes contra Deus por vontade própria.
O autor diz em Hebreus 5:11 que o que ele tem a falar é difícil de ser explicado, mas não porque ele não possa tornar o assunto compreensível. Os seus leitores, contudo, tomaram-se “tardios em ouvir”. Note que ele não disse “vocês são tardios em ouvir”, mas, sim, “vocês se tomaram tardios em ouvir”.
Em outras palavras, os hebreus regrediram espiritualmente. Houve uma época em que estavam progredindo, mas agora eles necessitavam retomar ao caminho correto. O autor diz que eles se tornaram como mulas, que é o significado da palavra grega traduzida por “tardio”. O sentido da palavra é “com dificuldade de percepção”, neste exemplo, causado por relaxamento moral.
Alguns sermões devem fazê-lo chorar. Outros devem fazer você sentir culpa ou se envergonhar de algo que deve ser acertado em sua vida. Coisas assim acontecem quando você está comendo a carne da Palavra de Deus. Muitos cristãos estão satisfeitos com o leite porque é o único alimento que provaram até hoje.

Um teste simples

Você se pergunta: “Como posso saber se estou tomando leite ou comendo came? Como posso saber se estou progredindo ou regredindo? ”. Um teste simples é perguntar a si mesmo se o seu entendimento da fé cristã ainda tem Jesus Cristo como o seu primeiro amor. Em outras palavras, você está-se alimentando e digerindo o material sólido da Palavra de Deus, ou você só consegue digerir leite?
No versículo 12 o autor fala a seus leitores que, pelo tempo que conheciam o evangelho, eles já deviam estar ensinando a outras pessoas as profundas verdades das Escrituras, em vez de ainda aprenderem o á-bê-cê espiritual. Ele disse isso por pelo menos duas razões.
A primeira é o tempo. É obvio que os hebreus já eram cristãos por tempo suficiente para serem maduros. Eles já poderiam ter alcançado a idade espiritual para comer comida sólida.
Porém, o passar do tempo, por si só, não é suficiente. A segunda razão se encontra no versículo 14: “Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal”. Os hebreus tiveram bastante tempo de ir para a academia exercitar-se. Eles tiveram bastante tempo para suar no desenvolvimento das coisas espirituais.
E necessário que haja um esforço para levar em frente o crescimento espiritual tanto em conhecimento como em percepção.
Voltemos ao teste. Se você pode abrir a sua Bíblia e explicar a verdade de
Deus para outra pessoa, certamente é um cristão acostumado à carne espiritual. Se você pode levar alguém a conhecer a Jesus com a sua Bíblia aberta no livro de Romanos, é cristão acostumado com a dieta da Palavra de Deus.
Mas se você, como marido, não pode explicar à sua mulher as dúvidas que ela tem sobre a Bíblia; se você, como pai, não pode responder às perguntas dos seus filhos; se tudo o que você pode dizer é “pergunte ao seu professor da escola dominical” ou “como é que eu vou saber isso? Eu não fiz seminário! ”, essas atitudes indicam que você é um cristão que só pode tolerar uma dieta láctea.
Esse é o teste. Se você não pode ajudar ninguém mais a compreender a
Palavra de Deus, você é um “santo de meia tigela”. Você só vai sobreviver à medida que continuar ingerindo leite.

Ou se usa ou se perde

Se você ouvir a Palavra de Deus, mas nunca a praticar, mais cedo ou mais tarde vai esquecer o que aprendeu. Você vai ouvir uma passagem e vai pensar que nunca a estudou. Você vai ficar curioso se já aprendeu algo sobre aquele texto antes, mas já esqueceu tudo sobre ele.
Por outro lado, o que você usa, você não perde. A ideia de “sair do leite” para começar a “comer alimento sólido” e aprender aquilo que você precisa aprender é usar o que aprende, para que você não esqueça os ensinamentos.
Ninguém pode escolher por você. Progredir ou regredir na vida espiritual é uma opção exclusivamente sua.

O SINAL DO ABANDONO

Para entender melhor um dos sinais de alerta na estrada de regressão espiritual e mais um dos sinais da perda do primeiro amor, vamos ler Hebreus 10:23-25:
Guardemos firme a confissão da nossa esperança, pois fiel é aquele que fez a promessa. Consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixando de congregar-nos, como é costume de alguns, mas admoestemo-nos uns aos outros, e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
Estes avisos são para os cristãos, pois os não-crentes não precisam permanecer fiéis a nada. Você não diz para os não-crentes que continuem a se congregar, porque eles não têm nenhuma razão para isso.

A igreja não tem importância

Outro sinal de alerta que indica que você está na estrada errada é quando a igreja não merece mais o seu interesse e consideração. Você simplesmente não sente necessidade de estar na casa do Senhor. Isso acontece quando você ouve alguém dizer; — Não preciso ir à igreja para ser um crente.
A Bíblia ensina que, para o crente ser o que Deus quer que seja, ele precisa de uma comunhão dinâmica, uma motivação dinâmica e uma inspiração também dinâmica junto com o povo de Deus. Não somente precisamos disso, mas também devemos proporcionar essa qualidade de relacionamento aos outros crentes.
Nossa missão como membros do corpo de Cristo é estimular uns aos outros a praticar o amor e as boas obras (v. 24). O seu papel não é somente ser abençoado. A sua obrigação é também ser uma bênção para os outros.

A bênção do corpo

Um fogo não dura muito se você só tem um pedaço de madeira queimando.
Deus o salvou para que você fosse parte de seu corpo. Assim como o dedo não pode funcionar sem a mão, a mão não pode funcionar sem o pulso, o pulso não pode funcionar sem o braço, o braço não pode funcionar sem o ombro e o ombro não pode funcionar sem o corpo, você não pode ser o que Deus quer que seja, se estiver sozinho.

O SINAL DA REJEIÇÃO

Um cristão que fica por muito tempo na estrada errada, ignorando os sinais de alerta, vai acabar se desviando. Ele vai acabar caindo da fé, negando Cristo e, finalmente, cometendo os mesmos tipos de pecados cometidos por um não-crente.
Pode um cristão regredir tanto assim? Pode um crente tornar-se tão mau? Com toda certeza! Cabe a Deus julgar o filho rebelde. Ele certamente irá intervir numa situação assim, pois não vai ignorar o desvio de um de seus filhos. O preço cobrado é enorme: todos os tipos de sofrimentos e problemas e finalmente a morte, se a pessoa avançar muito na estrada errada.

Além do ponto

Este assunto é muito sério. Observe Hebreus 10:26: “Se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados”.
Esta não é uma passagem agradável. Se um cristão continua pecando, mesmo tendo sido advertido por diversas vezes, então nem mesmo o sangue de Jesus pode proteger aquele cristão da severa disciplina de Deus.

“Bastai”

A situação de um crente que ignora os sinais de alerta da rejeição é muito séria. Hebreus 10:26 dá um alerta claro e se toma ainda mais incisivo no versículo seguinte: “mas certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo que há de devorar os adversários” (Hebreus 10:27).
Se conhecemos a verdade, mas, ainda assim, continuamos no caminho errado. Deus vai dizer: “Basta! ”. Não sei quando Ele vai dizer isso, pois não tenho acesso a esse tipo de informação, mas sei que vai chegar a hora em que Ele vai dizer: “Basta! ”.
Você pode dizer:
— Vou fazer o que quero, aconteça o que acontecer. Vou agir da maneira que gosto de agir. Não estou nem aí para o que Deus quer, nem ligo para o que a igreja fala. Eu não me importo com o que pensam de mim.
Certamente os versículos 30 e 31 estarão escritos no seu epitáfio:
Pois conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu retribuirei. E outra vez: o Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
Esta é a ideia colocada nesse texto. A vida cristã não é um jogo, mas muitos cristãos estão brincando com Deus.

CONSIDERANDO OS SINAIS

Muitos de nós estamos atravessando crises sérias porque Deus está zangado. Nossa alegria, paz, poder, finanças, casamento, vida pessoal e estabilidade da mente estão indo de mal a pior porque estamos na estrada errada.


TRECHOS DO LIVRO DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR DE TONY EVANS

Nenhum comentário:

Postar um comentário