terça-feira, 19 de abril de 2016

JEJUM


Um dos recurso espiritual para a intercessão eficaz é o jejum. Jejuar, na definição mais simples, é não comer. Jejuar é uma das coisas que nos aprova como ministros de Deus (2 Coríntios 6:3-10). A oração com jejum era praticada na Igreja Primitiva (Atos 14:23) e Paulo anima que nós nos dediquemos a ele (1 Coríntios 7:5).

TIPOS DE JEJUM:

Segundo a Bíblia há dois tipos de jejum. O jejum total é quando você não come nem bebe em absoluto. Um exemplo disto se encontra em Atos 9:9. O jejum parcial é quando a dieta é restringe. Um exemplo disto está em Daniel 10:3.

EXEMPLOS BÍBLICOS DE JEJUAR:

n  O servo de Abraão jejuou enquanto buscava a noiva correta para Isaque (Gênesis 24:33).

n  Moisés jejuou durante 40 dias e noites enquanto recebendo as revelações da lei e do tabernáculo (Êxodo 34).

n  Ana jejuou por uma criança (1 Samuel 1:7-8).

n  Neemias jejuou pela restauração de Jerusalém (Neemias 1:4).

n  Os judeus jejuaram pela libertação depois do decreto de morte de Hamã (Ester 4).

n  A cidade inteira de Nínive jejuou em resposta ao chamado de Jonas para o arrependimento (Jonas 3:5-10).

n  Davi jejuou pouco antes de assumir seu destino dado por Deus como o Rei de Israel (1 Samuel 31).

n  Daniel jejuou durante 21 dias e em resposta recebeu uma mensagem de Deus que lançou o ponto decisivo do cativeiro para os Hebreus.
n  Josafá proclamou um jejum rápido antes de batalhar (2 Crônicas 20:3).

n  Esdras proclamou um jejum de arrependimento para os desterrados (Esdras 8-9).

n  Jesus jejuou antes de entrar em Seu ministério (Mateus 4).

n  O Apóstolo Paulo jejuou depois de sua conversão (Atos 9).

n  Foi durante um tempo de jejum que Pedro recebeu sua comissão para compartilhar o Evangelho com os Gentios e Cornélio foi preparado para receber a revelação (Atos 10).

n  Os discípulos estavam jejuando e orando quando o Espírito Santo separou a Paulo e Barnabé para o serviço missionário (Atos 13:2).

OS PROPÓSITOS DE JEJUAR:

O jejum não muda Deus. Muda você. Deus se relaciona com você baseando-se em sua relação com Ele. Quando você muda, então a maneira de Deus tratar com você é afetada. Você não jejua para mudar Deus porque Deus não muda. O jejum muda a maneira como Ele trata com você. Leia o livro de Jonas para um exemplo de como isto aconteceu na cidade de Nínive.

Em uma ocasião quando os discípulos de Jesus não conseguiram ajudar a um rapaz possuído por demônios, Jesus explicou que “este tipo” só saía com jejum e oração (Marcos 9:29). Há certas situações na vida que você não pode enfrentar sem a oração e o jejum. Cada vez mais quando nos aproximarmos do tempo final, nós encontraremos “este tipo” de situação, dilemas críticos nunca antes experimentados. Nossa vitória sobre “este tipo” necessitará do jejum.

Há propósitos espirituais definidos para jejuar. É importante que você entenda estes propósitos.

Se você jejua por razões erradas ou sem propósito específico, o jejum será ineficaz. Estude cada uma das seguintes referências. Elas revelam que as pessoas jejuaram:

n  Em resposta a uma mensagem de Deus: Jonas 3:5

n  Durante tempos de prova no deserto: Lucas 4:1

n  Durante a ameaça de uma calamidade nacional ou guerra: 2 Crônicas 20:3

n  Quando se necessitou da revelação Deus: Daniel 9:3-4

n  Ao tomar decisões: Atos 13:2-3

n  Ao fazer petições especiais perante autoridades: Ester 4:16

n  Para preparar-se para a luta com a atividade demoníaca: Marcos 9:29

n  Para humilhar a si mesmo: Salmos 35:13; 69:10

n  Para arrepender-se do pecado: Joel 2:12

n  Para alimentar os pobres, fisicamente e espiritualmente: Isaías 58:7

n  Para ser ouvido por Deus: 2 Samuel 12:16,22; Jonas 3:5,10

n  Para soltar as correntes da injustiça, desate as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo: Isaías 58.6.

A DURAÇÃO DO JEJUM:

Quanto tempo você jejua depende do que Deus fala a seu Espírito. Ele pode levá-lo a jejuar um tempo curto ou largo. Recorde a história de Esaú e Jacó? Jacó estava fazendo uma comida originalmente para ele, porém ele negou a si mesmo para obter a primogenitura. Quão melhor se Esaú houvesse jejuado essa comida!

Se você nunca tem jejuado comece a jejuar uma comida. Depois você poderia querer jejuar do ocaso de dia até o ocaso do próximo dia. Então você poderia aumentar seu jejum a períodos mais extensos. Você sempre deve beber água nos jejuns mais extensos. Você pode ficar sem comida por períodos extensos, porém você necessita da água para manter as funções corporais.

O JEJUM PÚBLICO E O PRIVADO:

Jejuar é uma questão pessoal entre um indivíduo e Deus. Será feito em privado e não se alardeará sobre ele:

“Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará” (Mateus 6:16-18).

Os líderes podem chamar um jejum público e pode pedir à igreja inteira:

“Toquem a trombeta em Sião, decretem jejum santo, convoquem uma assembléia sagrada” (Joel 2:15).

O JEJUM ESCOLHIDO POR DEUS:

Isaías 58 descreve que o jejum “escolhido por Deus” ou divinamente aprovado. O jejum escolhido por Deus é um:

n  Onde você se humilha perante Deus: Versículo 5
n  Para soltar as ataduras da maldade: Versículo 6
n  Que desfaça as cargas pesadas: Versículo 6
n  Que liberta os oprimimos: Versículo 6
n  Feito com motivos altruístas e caridade manifestada: Versículo 7



OS RESULTADOS DE JEJUAR:

Quando você jejua, a primeira coisa que acontece é que Deus começa a revelar-se a você. O Pai diz, “Aí sim, você clamará ao SENHOR, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou. Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar” (Isaías 58:9). Outros resultados de jejuar são detalhados em Isaías 58:

n  Iluminação: Versículos 8 e 10 declaram que os períodos escuros de sua vida se tornarão como o meio dia. Quando outros pensam que eles têm extinguido sua luz espiritual, ela subirá de novo e irromperá como a manhã.

n  Direção: Versículo 11 promete que o Senhor o guiará continuamente.

n  Provisão: Versículo 11 declara que Deus satisfará sua alma da sequidão. (Isto pode aplicar-se aos tempos material e espiritualmente escassos.) Versículo 11 também descreve os recursos espirituais ilimitados. Você será como um “jardim bem regado”, e “como uma fonte cujas águas nunca faltam”.

n  Rejuvenescimento: Versículo 11 declara que Deus fortalecerá seus ossos e o versículo 8 proclama que “prontamente surgirá a sua cura”.


n  Restauração: Versículo 12 indica que você e sua semente espiritual construirão os antigos lugares rejeitados... Levantarão as fundações de muitas gerações... E você se chamará o Restaurador de Muros, Restaurador de Ruas e Moradias. 

Fontes: Bíblia sagrada.
            Artigos net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário