quinta-feira, 23 de março de 2017

RESTAURANDO AS BASES


Alguns anos vejo o Senhor trazendo entendimento e revelações necessárias sobre alguns princípios estabelecido por Ele, um deles e  o trabalho e o chamado de pessoas que Ele escolheu para servir sua igreja através dos cincos ministérios, e outro e a função de um pai espiritual na vida de uma filho de Deus.

Primeiro precisamos entender quem e filho? Pela palavra filho de Deus e todo aquele que nasceu através de Cristo, não tem como um ser humano natural nascido apenas de forma natural ser filho de Deus se não for através de Jesus Cristo. João 1:11 - Ele veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. 12 - Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, ou seja, aos que crêem no seu Nome; 13 - os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

Essa verdade não foi estabelecida por normas ou regras humanas ou princípios religiosos, é uma lei espiritual, no Reino de Deus quando nasce um filho dEle esse filho passa a ter um proposito e um compromisso com Seus planos, que será revelado a este filho no decorrer de seu crescimento e amadurecimento junto ao Pai celestial nesta terra.

Deixe-me por meu ponto de vista sobre uma fala que escuto muito em nosso meio, em minha opinião não tem como um apostolo, pastor,  etc..., gerar filhos espirituais, pois filhos espirituais são gerados por Deus através da obra do Primogênito. Neste caso o que na verdade são os pais espirituais?

São homens maduros, experimentados, que já nasceram em Cristo e agora assumem o compromisso de cuidar de um recém-nascido, de um grande projeto de Deus nesta terra, mas que ainda e um menino e precisa de cuidados na verdade são pais adotivos levando em conta que o verdadeiro pai e Deus.

Qual o maior exemplo de paternidade espiritual na bíblia em minha opinião, Jose o pai terreno de Jesus.  Quando José recebeu do Senhor a incumbência de cuidar de Jesus ele abriu mão de muitos projetos pessoais, de muitos sonhos para cuidar do Filho de Deus.

E como foi bem sucedido este homem, pois percebemos que Jesus como homem chegou ate a herdar a profissão de seu pai terreno. A todo instante nasce filhos de Deus através da obra do Filho no calvário, e através do útero terreno a igreja, e assim como foi com Jesus o Senhor tem escolhido homens e mulheres segundo o Seu coração para cuidar destes filhos.

Por regra natural quem deveria ser esses pais espirituais? O mais adequado e que os pais biológicos sejam os pais espirituais desses filhos do reino, pois e a obrigação de todo crente nascido em Cristo crescer e amadurecer para ser útil a Deus nesta terra, e uma das funções de um pai biológico e ser pai espiritual de seus filhos, quando vejo que outras pessoas acabam assumindo a paternidade sobre um filho de Deus e esse filho não e seu filho biológico, percebo que ou isso ocorreu por que esse pai biológico ainda não ter aceitado Jesus ou também e um recém nascido e precisa de cuidados no mundo espiritual, mas quando falamos de homens que já são maduros e ate mesmo cuidam de pessoas em igrejas locais, a uma quebra de principio não serem pais espirituais desse filhos biológicos, pois e a obrigação de um pai crescer e amadurecer por amor a seu filhos e sua família.

Quando falamos de igreja precisamos entender que igreja começa na casa, o marido tem responsabilidade sobre sua esposa e o casal tem responsabilidade sobre seus filhos, isto e um princípio do reino, o mundo vive na era da terceirização e no meu cristão também esta dessa forma, nos assumimos um compromisso firmado com Deus para cuidar de nossa família e muitas vezes não cumprimos esse chamado, mesmo assim achamos que estamos prontos para cuidar dos filhos dos outros!

A maior restauração que o Senhor esta fazendo nesses dias e sobre base a estrutura familiar, se não aprendermos sobre isso não vamos poder avançar como uma igreja madura, a igreja como útero de Deus nesta terra tem gerado filhos para o Pai, mas esses filhos precisam de pais terrenos que cuide deles até que amadureçam e possam cuidar de outros.

Todo filho precisa de um pai? Sim com certeza. Mas deixe-me corrigir algo pelo menos em meu ponto de vista, pai de medico precisa ser medico? Pai de engenheiro precisa ser engenheiro? Não ele precisa ser pai, dar segurança, trazer correção quando necessário, recurso financeiro por um tempo, estar presente sempre que o filho precisar.

Necessariamente um pai de um apostolo não precisa ser um apostolo, mas precisa ser um grande homem de Deus um referencial para esse apostolo, assim como um pastor, evangelista, mestre, profeta, não precisam ser filhos de pessoas com o mesmo chamado, mas precisam de um referencial para não desanimarem em meio a tamanho caos que vivemos.

Acredito sim que no decorrer da caminhada assim como na vida natural vamos precisar de outras pessoas para nos equipar, assim como um medico precisou de um professor de medicina para ele se formar, pois seu pai biológico não tinha como equipa-lo nesta área, vamos precisar de pessoas genuínas que carregam sobre si a habilidade e unção para que possamos crescer em nosso ministério e propósitos junto a Deus.

Para finalizar vou dar um exemplo deste na bíblia, Davi era o rei escolhido por Deus, mas precisou ser equipado, treinado para ser rei por alguém que tinha habilidade e conhecimento de como era ser rei, pois ate então era um pastor de ovelhas não tinha sido treinado para ser rei pelo seu pai biológico, pois ele não detinha este conhecimento. Jonatas o príncipe por direito treinado e equipado para ser rei quando reconheceu que Davi tinha sido levantado por Deus para reinar no lugar de seu pai Sau e não ele, Jônatas serviu a Davi com seu conhecimento, habilidade e armas e tudo mais que possuía para ser o próximo rei, sabia que ao servir Davi estava servindo o próprio Deus. 1 Samuel 18:1- Depois dessa conversa de Davi com Saul, surgiu tão grande amizade entre Jônatas e Davi que Jônatas tornou-se o seu melhor amigo. 2 Daquele dia em diante, Saul manteve Davi consigo e não o deixou voltar à casa de seu pai. 3 E Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois se tornara o melhor amigo de Davi. 4 Jônatas tirou o manto que estava vestindo e deu-o a Davi, junto com sua túnica, e até sua espada, seu arco e seu cinturão.

Em outro momento voltamos a falar sobre titulo e vocação, pois e outra confusão em nosso meio, uma coisa e termos um titulo de pastor outra e sermos chamados e vocacionados por Deus para tal oficio.

Todo chamado não esta ligado a uma recompensa ou uma honra pelos serviços prestados a uma comunidade local, mas sim a um chamado a uma escolha feita por Deus e não por homens, servimos como pastores, profetas, apóstolos, evangelistas e mestres em uma igreja que não e nossa, pertence a Deus. Um dia tudo isso vai acabar nesse dia o que vai ser levado em conta e se estamos fazendo o que Deus nos mandou fazer ou a comunidade local ou nos mesmo decidimos fazer.

Mas vamos deixar esse assunto para outro momento.


Fique na paz de nosso Senhor Jesus Cristo, de seu irmão em Cristo João Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário