quarta-feira, 20 de abril de 2016

TRÊS COMISSÕES DE APÓSTOLOS




Houve três tipos de comissões de apóstolos nas Escrituras: o Apóstolo e Sumo Sacerdote do nosso chamamento, os apóstolos do Cordeiro, e os numerosos apóstolos do Espírito.

Jesus é, sem dúvida, o Apóstolo dos apóstolos (Hb 3:1), descendo do seu trono celestial a fim de criar uma nova ordem de vida através da sua morte e ressurreição. Ele deu à luz a igreja.

Ninguém poderia ter feito isto, além de Cristo: foi sua obra peculiar. Ele escolheu doze homens para segui-lo durante sua vida terrestre; estes apóstolos do Cordeiro (Ap 21:14) estavam com ele desde o princípio. Depois do Pentecoste outros foram separados pelo Espírito Santo para aumentar e continuar a obra de alcançar o mundo com o evangelho do reino (At 13:2).

A palavra "apóstolo" significa simplesmente um "enviado". O que é mais importante aqui é saber se um homem realmente foi enviado, quem está enviando, e para onde ele está sendo enviado. Você poderá notar que Jesus foi enviado pelo Pai, os doze foram enviados pelo Filho, e muitos foram enviados pelo Espírito Santo até que a obra de Deus seja completada (Ef 4:11-13). Cada um tinha limitações impostas à comissão. Pedro foi enviado aos judeus, Paulo aos gentios (Gl 2:7,8). Até Jesus recebeu fronteiras pelo Pai, que o enviou às ovelhas perdidas da casa de Israel (Mt 15:24). Os homens de Deus não recebem uma comissão de forasteiro, mas cada um deve operar dentro dos limites da sua autoridade (2 Co 10:13-16).

É necessário que entendamos que a grande comissão de "Ide a todo o mundo" não foi um convite aberto a uma super corrida, aberta a todos, para atravessar todo o mundo. Pelo contrário, foi uma chamada para que cada um tomasse o seu lugar numa equipe que, a partir de uma base central, se espalharia para cobrir toda a terra com expressões locais e vivas das boas novas.

Precisamos perceber que nem todos são chamados como evangelistas ou homens de primeira linha. A grande maioria devia trabalhar "atrás dos bastidores" para sustentar aqueles que foram enviados para afastar os poderes das trevas e estabelecer o reino em cada local. A igreja só irá completar esta tarefa quando cada homem, conhecendo seu lugar, e deixando de lado seu individualismo, dedicar toda a sua força e talento um esforço unido no Espírito Santo.

Lembre-se da oração sacerdotal do Senhor em João 17. Lembre como Jesus fez uma aliança de levar um povo à glória e à união para que o mundo pudesse ver como ele tem compartilhado a sua vida com os homens. Os doze se dedicaram a cumprir este clamor do coração do seu Senhor. Assim fará todo aquele que for enviado com o mesmo Espírito que anseia no nosso interior. Isto tem que acontecer, irá acontecer, em uma geração; Jesus verá o fruto do trabalho (da dor) da sua alma e ficará satisfeito. Agora podemos fazer a oração que ele nos ensinou (Lc 11:2) com fé, cooperando com ele - Venha o teu reino, seja feita a tua vontade assim na terra como no céu. 


Fontes: Biblia sagrada
             Livros, estudos na net.   
             Ruach Ministries International
                        Dr Graham Perrins

Nenhum comentário:

Postar um comentário