quarta-feira, 24 de agosto de 2016

DONS DE CRISTO - MINISTÉRIO MESTRAL





OFÍCIO MESTRAL

“E Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo”. (Efésios 4:11-13)

Este texto de Efésios nos revela a forma de governo que o próprio Deus estabeleceu para a sua Igreja: O Ministério Quíntuplo – apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Ele mesmo estabeleceu o modelo de funcionamento para o corpo (igreja), e quando alteramos isso, o corpo não funciona adequadamente, ou funciona de forma deficiente, não cumprindo assim o seu propósito de manifestar o Reino de Deus.

Dentro do Ministério Quíntuplo vamos compreender um pouco a respeito do ofício e da manifestação do Ministério Mestral na Igreja, que está essencialmente relacionado ao ensino e revelação da Palavra.


– Qual é a 1ª função do mestre?
PREPARAR (CAPACITAR) OS SANTOS!

De acordo com o texto de Efésios 4, Jesus designou alguns para os ofícios ministeriais, dentre eles o de Mestre, com uma finalidade (“…com o fim de…”): preparar os santos para a obra do ministério. Através desta ação o corpo de Cristo é edificado – cresce (v.12) até alcançar maturidade (v.13) e poder atingir a medida da plenitude de Cristo (v.13).

Este processo vai acontecer na medida em que cada parte realizar a sua função! Os cinco dons ministeriais ativam (capacitam o corpo) para o funcionamento de cada parte! (v.16)

Os ofícios foram estabelecidos para levarem à igreja a alcançar maturidade, manifestar a plenitude da vida de Cristo e assim trazer a manifestação do Reino de Deus na terra.

(capacitação dos santos – crescimento corpo – maturidade – medida da plenitude de Cristo)
– O que fazem os mestres?

* Ensinam a Palavra (fundamento) capacitando os santos para que eles possam ensiná-la a outros;
* Através do ensino e da revelação da Palavra, trazem uma ação de proteção contra falsos ensinamentos e heresias;
* Ativam no corpo a revelação da Palavra, através da unção que lhes foi outorgada;
* Ativam no corpo a fome e o amor pela Palavra, levando cada crente a exercer seu sacerdócio e realizar sua função.

O MINISTÉRIO MESTRAL é para a Igreja, é para o corpo e não apenas para alguns. Alguns recebem a unção para funcionar neste ofício específico – de mestre, capacitando o corpo (igreja) para o ministério. Ou seja, a igreja, o corpo é quem cumpre a obra do ministério. O Ministério Mestral, ativado e direcionado através dos Mestres (ofício), flui e se manifesta no corpo.

Em João 8:31,32 Jesus disse: “se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. A Verdade é a Palavra, a Palavra é Jesus!

Jesus disse isso aos seus discípulos. Portanto, isso é para todos – todos os discípulos de Jesus! Os mestres não são os detentores do conhecimento da Palavra. São, antes, os que levam o povo a amar e conhecer a Palavra!

Estamos vivendo um tempo de Restauração do sacerdódio de cada crente. O sacerdócio não é de alguns, é de todos! Durante um tempo na História da Igreja os fiéis não podiam ler a Bíblia, sequer ensinar! Enganos e heresias entraram na igreja e, com o tempo, tornaram-se “verdades” sólidas e inquestionáveis. Jesus afirmou em Mateus 22:29: “vocês erram, porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus”!

Em Atos 17:11 Paulo elogia a atitude dos cristãos de Beréia, que recebiam a mensagem e examinavam as Escrituras para ver se o que estavam recebendo estava de acordo com a Palavra de Deus.

A Igreja ensina a Palavra!

No início da Igreja cristã vemos o crescimento do Reino sendo estabelecido através de cristãos que recebiam, criam, eram discipulados e manifestavam a Palavra por onde quer que fossem.

“Todos os dias no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo” (Atos 5:42).
“Assim, a palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém” (Atos 6:7).
“Os que haviam sido dispersos pregavam a palavra por onde quer que fossem” (Atos 8:4)
Acabou o tempo de uma igreja consumista – crentes consumidores de culto, sempre prontos apenas para receber! Este é o tempo de uma Igreja que cumpre a obra do ministério! Que conhece a Palavra e tem algo para oferecer:
“… quando vocês se reúnem cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em uma língua ou uma interpretação.
Tudo seja feito para a edificação da igreja” ( I Cor. 14:26)




CONCLUSÃO SOBRE O MINISTÉRIO DO MESTRE

  »EFÉSIOS 4: 14 para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; 

O ministério mestral: edifica através do ensino, propaga as verdades do Evangelho, desperta o interesse pelo estudo da Palavra de Deus, arma o povo com a Espada do Espírito, ministra fé através do estudo bíblico, confronta heresias e falsos ensinamentos e atitudes, detectando fortalezas confrontando potestades.

O ministério mestral é dado por Deus para edificação tanto da igreja local quanto para a igreja universal, ou seja, para edificação do Reino de Deus, por meio estudos, publicações e projetos de ensino bíblicos. Deus instituiu esse ministério com o objetivo de ensinar seu povo o caminho em que devem andar, instruindo os novos na fé, consolidando doutrinas, preparando lideranças e despertando no corpo o desejo de se aprofundar no estudo das sagradas Escrituras. Entretanto, o ministério mestral também é um sentinela, visto que zela pelos princípios de Deus e denuncia as falsas doutrinas, confrontado potestades que imitam os princípios de Deus e ensinam o povo a errar. 

O ministério do mestre atua como revelação didática da vontade de Deus a fim de que seu povo seja hábil no conhecimento e possa vivê-lo em novidade de vida. O ensino mestral não é apenas teórico, mas, sobretudo, prático. No capítulo 2 da segunda epístola de Pedro, na de Judas e em Apocalipse 2: 20 vemos uma clara denuncia aos falsos mestres, assim como ocorre, de certo modo na primeira epístola de João, em diversos Capítulos e versículos. No chamado Antigo Testamento já havia uma grande preocupação com o ensino, como se pode notar na profecia de Oséias - 4: 6; Isaias fala da restauração do mestral – 30: 20 – 21. 

O MINISTÉRIO MESTRAL : 
1-Traz a unção de revelação e iluminação da Palavra;
2. Move-se sob o espírito de conhecimento e inteligência divinos;
3. Opera sob os dons de revelação do Espírito: palavra de sabedoria, palavra de conhecimento e interpretação de línguas;
4. Leva a igreja à maturidade, ao crescimento;
5. Ministra vida, gozo produzindo liberdade religiosa e capacitando a prosperar;
6 Ministra e eleva o discernimento da Palavra, protegendo da mentira e do engano;
7. Produz disciplina e bons hábitos fortalecendo os princípios bíblicos;
 8. Ministra a preparação para o ministério e capacitação para a obra;
9. Redargue, traz correção e produz convicção e arrependimento;
10. Traz entendimento de propósito e a confirmação das verdades proféticas com equilíbrio;
11. Amplia a visão ensinando a conhecer os sinais e os tempos de Deus;
12. Traz edificação ao Corpo e dá solidez ao cristão, promovendo unidade de Espírito e doutrinário, colocando a prova o falso e o verdadeiro;
13. Ensina doutrina e fundamentos de modo simples e prático;
14. É um sentinela cuja palavra aponta sempre para a manifestação do Reino de Deus, velando por esta verdade;
15. Sua unção produz fome e sede pela Palavra e um desejo à igreja de mergulhar no conhecimento de Deus através de sua Palavra. 

Deus está restaurando a fome e a sede de sua Palavra (Amós 8: 11 – 12) e multiplicando a sabedoria da igreja (Daniel 12: 3 – 4) através do ministério mestral. Os mestres que foram seduzidos pela vaidade e ganância, usurpando o senhorio de seu ministério, deve se arrepender e colocar-se à disposição do Senhor para ser uma canal de edificação do Reino de Deus muitas escolas bíblicas estão sendo transformadas em centros de treinamento para crescimento da igreja, transforman- do o ensino da Palavra numa instrução técnico- formal e colocando-o a serviço de um crescimento numérico. E os que não são líderes? Perecem por falta de conhecimento? 

Como igreja, temos que nos arrepender, pedir perdão e mudar nossa atitude, pois temos perdido a fome e a sede pelo Conhecimento do Senhor através da sua Palavra, temos desprezado a simplicidade da Palavra de Deus e deixado nos seduzir por uma retórica sensual, que valoriza mais os extraordinários raciocínios intrincados e estruturados humanamente, chamando isso de revelação, que os fundamentos e princípios do Reino de Deus. Muitos tem se deixado levar pelo relaxamento na vida devocional e congregacional, desprezando abertamente as reuniões de ensino bíblico, arrogantes, acham que já sabem tudo. 



A Igreja, Como Corpo De CRISTO Na Terra, Para Funcionar Bem Tem Que Ter Também Cinco Ministérios Funcionando Bem:

1-Apóstolos  2-Profetas  3-Evangelistas  4-Pastores 5-Mestres   Ef  4.11




FONTES:

BIBLIA SAGRADA.

Dicionário Bíblico Wycliffe
Artigos sobre o assunto na internet.








Nenhum comentário:

Postar um comentário